Home  »  Evangelho » Mais Destaques » Noticias  »  Festa do Batismo de Jesus (Mc 1,7-11)

Festa do Batismo de Jesus (Mc 1,7-11)

11/01/2015 - Festa do Batismo de Jesus - Ano "B"

10/01/2015

Evangelho – Mc 1,7-11

Naquele tempo
João Batista pregava, dizendo:
‘Depois de mim virá alguém mais forte do que eu.
Eu nem sou digno de me abaixar
para desamarrar suas sandálias.
Eu vos batizei com água,
mas ele vos batizará com o Espírito Santo.’
Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia,
e foi batizado por João no rio Jordão.
E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo,
e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.
E do céu veio uma voz:
‘Tu és o meu Filho amado,
em ti ponho meu bem-querer.’

Refletindo a Palavra

A liturgia deste domingo tem como cenário de fundo o projeto salvador de Deus. No batismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projeto do Pai, Ele fez-se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado e empenhou-Se em promover-nos, para que pudéssemos chegar à vida em plenitude.
A primeira leitura anuncia um misterioso “Servo”, escolhido por Deus e enviado aos homens para instaurar um mundo de justiça e de paz sem fim… Investido do Espírito de Deus, ele concretizará essa missão com humildade e simplicidade, sem recorrer ao poder, à imposição, à prepotência, pois esses esquemas não são os de Deus.
No Evangelho, aparece-nos a concretização da promessa profética: Jesus é o Filho/”Servo” enviado pelo Pai, sobre quem repousa o Espírito e cuja missão é realizar a libertação dos homens. Obedecendo ao Pai, Ele tornou-Se pessoa, identificou-Se com as fragilidades dos homens, caminhou ao lado deles, a fim de os promover e de os levar à reconciliação com Deus, à vida em plenitude.
A segunda leitura reafirma que Jesus é o Filho amado que o Pai enviou ao mundo para concretizar um projeto de salvação; por isso, Ele “passou pelo mundo fazendo o bem” e libertando todos os que eram oprimidos. É este o testemunho que os discípulos devem dar, para que a salvação que Deus oferece chegue a todos os povos da terra.

FONTE: Portal dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos – Portugal) – LEIA MAIS