Home  »  Evangelho » Mais Destaques » Noticias  »  “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”.

“Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”.

29/05/2016 - 9º Domingo do Tempo Comum - Ano "C"

28/05/2016

9º Domingo Comum

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo Segundo Lucas (Lc 7,1-10)

Naquele tempo,

1 Quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum.

2 Havia lá um oficial romano, que tinha um empregado a quem estimava muito e que estava doente, à beira da morte.

3 O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus,

para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado.

4 Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência:

“O oficial merece que lhe faças esse favor,

5 porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”.

6 Então Jesus pôs-se a caminho com eles.

Porém, quando já estava perto da casa,

o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus:

“Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa.”

7 Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro.

Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado.

8 Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens.

Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem;

e ao meu empregado: ‘Faze isto!’, ele o faz’”.

9 Ouvindo isto, Jesus ficou admirado.

Virou-se para a multidão que o seguia, e disse:

“Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”.

10 Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.

Refletindo a Palavra

A Santíssima Trindade é a manifestação do amor inesgotável de Deus. Ele é Pai criador mas também Irmão redentor e Espírito santificador. Tudo isto porque é Amor:
Perguntaram-me quem é Deus. Eu, alegre, respondi que era a melhor melodia que até agora já ouvi. Mas um surdo ali estava, e para ele olhei. Compreendi que estava errada esta resposta que inventei. Pensei então que Deus era palavra ou poesia, mas o surdo também não falava e conhecer tal Deus não podia. Que pergunta mais difícil! Como O irei definir? Talvez a melhor sensação que alguém possa sentir. Minhas mãos arrepiaram-se e começaram a tremer; quantos homens como eu, que nem mãos chegaram a ter? Talvez o melhor perfume, o melhor cheiro ou algo parecido, mas parece não haver nenhum que afinal não seja enjoativo. A coisa mais saborosa não será, pois a minha língua pode mostrar que nem sempre é capaz de saborear. Só me falta um sentido, este, com certeza, servirá: Deus é a luz que nunca se apagará. Mas como pode um cego este Deus experimentar? Procurarei outra resposta que a todos possa contentar. Quem é Deus? Pois já sei o que responder e toda a gente será capaz de entender: Não é música, nem poesia, nem luz, mas seja para quem for, Deus é mais do que um amigo, Deus é amor. ( leia mais ... )

Rezando a palavra

Salmo – 08

R. Ó Senhor, nosso Deus,/ como é grande vosso nome/ por todo o universo!

Contemplando estes céus que plasmastes/ e formastes com dedos de artista;/ vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos:/ “Senhor, que é o homem,/ para dele assim vos lembrardes/ e o tratardes com tanto carinho?”

Pouco abaixo de Deus o fizestes,/ coroando-o de glória e esplendor;/ vós lhe destes poder sobre tudo,/ vossas obras aos pés lhe pusestes.

As ovelhas, os bois, os rebanhos,/ todo o gado e as feras da mata;/ passarinhos e peixes dos mares,/ todo ser que se move nas águas.