Home  »  Destaques » Mais Destaques  »  Especial de Natal: Quem é este menino? – Pe. José Arlindo de Nadai

Especial de Natal: Quem é este menino? – Pe. José Arlindo de Nadai

23/12/2021

Longa, muito longa foi a espera para se chegar à plenitude do tempo e o Filho eterno do Pai nascesse de uma Mulher, Maria, e assumisse plenamente a condição humana, tornando-se um de nós, nosso irmão!

Enfim, hoje nasce para nós o Salvador do mundo, desce do céu a verdadeira paz!

Por todo o Universo ressoa um canto: Glória a Deus nas alturas e Paz na terra aos homens por Ele amados.

Espalancai vossas portas para que Ele possa entrar! Abri vossos braços para acolher o Menino. Aquecei vossos corações para amá-lo.

Derreta-se, como gelo, toda indiferença diante da ternura da Criança nascida em Belém.

Mentes obscurecidas deixai-vos iluminar pela luz verdadeira que ilumina todo ser humano.

Corações endurecidos enternecei-vos de bondade amorosa.

Homens ocupados, mulheres apressadas, parai um pouco e contemplai desinteressadamente o Mistério.

Jovens tão entretidos nas redes sociais, levantai vossas cabeças e ouvi as melodias natalinas… prestai atenção no brilho da luz espalhada por todo canto: casas, igrejas, ruas e praças. Ela vem do alto!

Crianças, cantem e dancem, batam palmas, brinquem de pega-pega, esconde-esconde, roda-pião; troquem abraços e brinquedos, convidem o Menino para entrar na roda com vocês. Ensinem-lhe andar de skate, vai gostar, mas cuidado, devagar!

Não estranhem: ora ele é branco, ora preto, ora amarelo. Tem cabelos loiros, pretos e crespos. Como vocês Ele tem mãe que se chama Maria, tem dois pais, um se chama José, outro Abbá! Tem um monte de irmãos e irmãs.

Então, hoje é Natal, nasce-nos um Menino, seus pais dão-lhe o nome de Jesus-Emanuel, que quer dizer Deus-conosco. O Senhor salva!

Seu nascimento é saudado por Anjos que tomam conta dos céus, cantando: “Glória, glória, aleluia!” Ó noite feliz.
Pastores dos campos de ovelhas, dançando e tocando flauta, vão até o presépio, onde encontram o Menino numa manjedoura sob os cuidados da Mãe e a proteção do Pai.

Uma nova estrela brilha na noite e guia Magos “por desertos desde longe… entre areias, medos e perguntas… vieram vindo como o vento”.

Até mesmo alguns animais da redondeza, lenta e silenciosamente, sem alarde achegam-se à gruta.

O sereno rigoroso da noite fria torna-se mais ameno. A Natureza curva-se ao recém-nascido.

Coragem! Com alegria vamos todos ao encontro do Filho de Deus, que nasce filho de uma Mulher; torna-se tão pequeno e leve que cabe em nossos braços. Ele é Jesus de Nazaré.

Feliz Natal!

Pe. José Arlindo de Nadai