Home  »  Homilias » Mais Destaques » Noticias  »  “Ele não está aqui! Ressuscitou…” Aleluia!

“Ele não está aqui! Ressuscitou…” Aleluia!

Homilia da Vigília Pascal - com áudio

19/04/2014

Homilia

Clique aqui para ouvir o áudio da homilia

Deus Pai escutou e atendeu as preces e súplicas que Cristo lhe dirigiu com forte clamor e lágrimas, nos dias de sua vida terrestre (Hb 5,7).

O Pai ressuscitou seu Filho. Exaltou-O e O constituiu Senhor!

O Pai de Jesus, nosso Abba-Pai não é Deus de mortos, mas sim o Deus da Vida!

“Sei que procurais Jesus que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou… Vinde ver o lugar onde estava” (Mt 28,5-6). Ide depressa contar aos discípulos… (Mt 28).

Eis a boa notícia do anjo às mulheres discípulas. Eis o anúncio das mulheres discípulas que se tornam apóstolas dos Apóstolos.

“Deus ressuscitou Jesus libertando-O das cadeias da morte… E nós somos testemunhas disso” (At 2).

Este é o primeiro anúncio dos Apóstolos à Igreja nascente de Jerusalém.

Esta é a Fé que da Igreja recebemos e sinceramente professamos: Creio! Cremos!

“Cremos que Jesus Cristo ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai…”

Assim, para aqueles que crêem em Cristo Ressuscitado, é possível esperar um novo mundo, uma nova humanidade, uma nova criação e um novo céu porque a Ressurreição é a semente divina plantada no coração da terra.

“Joguem fora o velho fermento para que vocês sejam massa nova” (1Cor 5).

Com efeito, em Cristo nossa Páscoa fomos purificados do velho fermento, assim somos novas criaturas, revestidos da vida do Ressuscitado e n’Ele enraizados!

A Eucaristia que nesta noite celebramos é a atualização – o memorial – que torna presente, no hoje de nossa história, o Mistério da salvação. Não fomos salvos ontem. Somos salvos hoje. O Senhor Ressuscitado nos arrebata consigo. Por isso rezamos: “Concedei-nos que, alimentando-nos com o Corpo e Sangue de vosso Filho (ó Pai) sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo, um só corpo e um só espírito!” (OE 111).

Ressuscitou” eis o coração da fé cristã. “Eu sou o vivente, estive morto, mas eis que estou vivo para sempre” (Ap 1) Amém. Aleluia!

Assim podemos fazer nosso o pedido dos discípulos de Emaús a Jesus que se fizera companheiro de viagem deles.

“Permanece conosco, pois cai a tarde e o dia já declina” (Lc 24,29).

Permanece conosco, Senhor… ainda que nem sempre te reconheçamos.

Permanece conosco, Senhor, quando as sombras são densas ao nosso redor, porque Tu és a Luz.

Permanece conosco, Senhor, quando estamos cansados do árduo caminhar, porque Tu nos confortas com o Pão da Palavra e nos sustentas com o Pão da Vida.

Fica conosco, Senhor, já é meio tarde e a noite vem chegando, a estrada é perigosa e tu és o Caminho, a Verdade e a Vida.

Nós cremos, Senhor, que tu és nosso Divino Salvador, mas aumenta nossa fé. Amém! Aleluia!

Pe. José Arlindo de Nadai – Paróquia Divino Salvador