Home  »  Mais Destaques » Noticias  »  Ciclo de Estudos – 1º Dia – “Um olhar sobre a realidade”

Ciclo de Estudos – 1º Dia – “Um olhar sobre a realidade”

Uma análise sociológica em cima do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2015.

5/05/2015

Igreja e Sociedade – Um olhar sobre a realidade

Nessa última segunda-feira, dia 04 de maio de 2015, aconteceu o primeiro encontro do Ciclo de Estudos “Igreja e Sociedade”, com o tema “Um olhar sobre a realidade”, com a presença do palestrante, Ms Prof. Pe. José Antônio Boareto, professor da PUCCAMP. A proposta do Prof. Pe. Boareto, foi a de trazer uma visão sociológica sobre o Texto Base da Campanha da Fraternidade de 2015.

Professor Boareto é padre jovem, com oito anos de ordenado, encardinado na Diocese de Bragança Paulista, atualmente também exerce a função reitor da casa de formação daquela diocese, seminário esse localizado ao lado do Campus da PUCCAMP, próximo à UNICAMP. Mestre em Sociologia, atualmente está com seu doutorado em andamento na área de Sociologia da Religião.

Um dos conceitos de realidade é como ela é construída pela linguagem. Entre as grandes finalidades o texto base da CF, no geral, é educar a consciência dos cristãos, levando a focar o olhar sobre as realidades sociais dos tempos atuais. É preciso compreender a realidade a partir da periferia, onde a dignidade humana é mais fragmentada. Faz-se necessário conhecer a realidade de perto. Não se deve correr o risco de perder aquele olhar capaz de compadecer-se. O documento diz ser preciso aprender a ver a realidade , com olhar misericordioso para que fatos ruins não passem a ser considerados banais em consequência de suas reincidências. Para isso deve-se adotar um olhar transcendente, um olhar de pastor que se aproxima para cuidar.

O Texto Base quer ir de encontro ao que pede o Papa Francisco que sonha com uma “Igreja em saída”. Saída de si, numa ação “extra-templum”, para fora dos limites do templo da paróquia. Que vai ao dos fiéis em suas necessidades e realidades. Tanto dos fiéis que ainda fazem jus a esse nome, como daqueles que se afastaram da comunidade de fé.

A Igreja tem se inserido na sociedade através de suas inúmeras pastorais: da terra, pastoral operária, pastoral carcerária, pastoral do indígena, entre outras. Mas há muito ainda por se fazer.
O Texto Base vê a realidade com um olhar positivo. As mudanças que ocorrem hoje impelem os católicos, aliás, todos os cristãos em geral, a uma vida cristã mais intensa. O Evangelho exige dos seguidores verdadeiros de Jesus Cristo, sua efetiva participação em todos os níveis da sociedade.

Na próxima segunda-feira, dia 11 de Maio, contaremos com a presença de um outro grande expoente do corpo docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, o Prof. Dr. Pe. Paulo Sérgio, que virá discorrer sobre o tema “Igreja e Sociedade – um olhar teológico”. O horário do encontro será a partir das 19:45 horas, no Salão Paroquial da Paróquia Divino Salvador, no Cambuí.