Home  »  Destaques » Mais Destaques » Santo do Dia  »  Santo do Dia | Santa Clara

Santo do Dia | Santa Clara

Santa Clara destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos. Tornou-se adepta do estilo de vida de “pobreza evangélica” de Francisco de Assis

11/08/2021

De família nobre, Santa Clara nasceu em Assis, Itália, no ano de 1193.

Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos. Tornou-se adepta do estilo de vida de “pobreza evangélica” de Francisco de Assis e, em 1212, quando tinha apenas dezoito anos, abandonou sua casa para seguir Jesus mais radicalmente.

Sem a permissão da família paterna, foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus cabelos cortados, como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente.

Dirigiu-se à igreja de São Damião, onde, juntamente com outras moças, deu início à Ordem da Família Franciscana, também chamada de Ordem da Clarissas.

Clara viveu aí durante o longo período em que esteve enferma, contudo, tempos antes de sua morte, com a força de sua fé na Eucaristia, expulsou os mouros com o Santíssimo Sacramento.

Em uma noite de Natal, recolhida em oração, assiste, na parede da sua cela, os ritos que, naquele momento, se realizavam na Porciúncula, coração pulsante da comunidade dos Frades. Por este motivo, foi declarada, por Pio XII, padroeira da Televisão.

Seu corpo incorrupto encontra-se exposto na Basílica de Assis, na Itália.

Santa Clara, rogai por nós!